ALUNOS DA ESCOLA SÃO LUIS GONZAGA REALIZAM ATIVIDADES SOBRE ENTENDIMENTO DO QUE É O AUTISMO


No dia 02 de abril celebramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data que tem como objetivo a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (ΤΕΑ). Ao longo de todo mês vem sendo realizadas diversas atividades com os alunos de todas as turmas.

As ações voltadas a esta data tiveram como base para estudo o livro 'Ὁ fone que não toca música” de Thaís Cardoso. Nesse livro, as crianças conhecem Eric, autista, e sua amiga Ana, neurotípica, em uma aventura repleta de aprendizados sobre amizade e respeito. O trabalho vem sendo realizado pela psicóloga escolar Cícera Michel, com o objetivo de trabalhar com os estudantes sobre o entendimento e compreensão do que é o autismo.

A psicóloga Cícera Michel destaca, “Nosso propósito aqui é que nossos alunos entendam, desde o começo da vida, a importância do respeito, da amizade e da inclusão. “O fone que não toca música” é um livro infantil recheado de ternura e de aconchego familiar. A obra aborda um assunto sério: as diferenças humanas não devem se traduzir em agressividade. Tudo isso, por meio de uma história amorosa e com a medida da delicadeza das almas sensíveis. E não tem como falar de autismo sem falar de bullying e inclusão e nas palavras ditas no livro - Algo só é engraçado se for engraçado para todo mundo, mas se está fazendo alguém sofrer deixa de ser engraçado e passa a se chamar bullying - isso traduz em palavras para que as crianças e adolescentes se identifiquem com a vivência dos personagens e formem o time antibullying”.

Também foram realizadas nas turmas do 5° ao 9° ano histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, sobre o “Amiguinho diferente” nele alerta sobre os sintomas do autismo através do personagem André, um personagem autista, que vem fazer parte da Turma da Mônica. Com base nesse personagem, o Instituto Turma da Mônica criou uma revista em quadrinhos e seis vinhetas de desenho animado, que alertam pais, familiares e professores para a importância do diagnóstico precoce dessa condição de saúde e esclarecem o comportamento que deve ser adotado com a criança autista. As informações sobre os sintomas são transmitidas de forma clara e lúdica, de modo que outras crianças e seus familiares possam compreender o autismo de forma natural e sem preconceitos. Ao longo da atividade conversando sobre as diferenças eles produzem em arte o próprio fone que como na história o menino autista usa para abafar os ruídos. Para lembrar brevemente, recordamos o que é o autismo: é um transtorno do neuro desenvolvimento caracterizado por prejuízos na interação social, prejuízos na comunicação verbal e não-verbal, comportamentos, interesses e atividades repetitivos e restritos. A história mostra que todos nós devemos saber como preparar a nós mesmos e nossos filhos para situações novas, para entenderem que está tudo bem ser diferente.

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